HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEG A SEX DAS 8H ÀS 18:30H | SÁB DAS 8 ÀS 13H

Noticias

8 práticas para um trânsito melhor

Para um trânsito melhor, a mudança deve começar em nossas ações!

Provavelmente você já pensou que o trânsito da sua cidade deveria ser melhor em alguns aspectos ou, também, já imaginou que essa possibilidade era distante demais da realidade. Mas, sabia que não é?

Com pequenas ações do dia a dia, os transtornos que muitas vezes são tão presentes nas ruas tornam-se muito menores e, claro, a segurança e o respeito aumentam significativamente, gerando mais qualidade de vida para os condutores, passageiros e pedestres.

Um trânsito melhor é um grande feito e, felizmente, para que isso aconteça, não são necessárias práticas extremamente difíceis. Contudo, é preciso que cada um faça a sua parte, independente do que o motorista ao lado esteja executando.

Abaixo você confere 8 práticas para um trânsito (muito) melhor:

1) Sinal amarelo não significa "acelere" O sinal amarelo é um indicativo de atenção, alertando que a velocidade deve ser diminuída, já que o semáforo irá fechar por alguns segundos. Portanto, ao ver essa sinalização, não acelere. A pressa pode gerar más consequências e evitá-las sempre é o melhor caminho.

2) Nunca economize o uso da seta Por menor que seja a sua curva, ultrapassagem ou qualquer outra manobra, nunca esqueça de realizar a sinalização. É uma forma de comunicação com os demais e uma maneira de indicar para os outros motoristas se será necessário frear, por exemplo.

3) Velocidade significa cautela Seguindo as velocidades permitidas pelas placas, o nível de segurança aumenta consideravelmente e, caso seja preciso realizar uma ação inesperada, como desviar de um obstáculo na pista, você terá tempo para pensar na melhor execução, sem colocar a si mesmo e aos outros em risco.

4) Direção defensiva é obrigação No trânsito, preste atenção constante ao redor. Fique de olho nas manobras dos outros motoristas e em possíveis técnicas que possam evitar qualquer tipo de acidente.

5) Volante e celular não combinam Todas as mensagens, notificações e ligações podem ser deixadas para depois. Há alguns veículos que permitem a interação com recursos do smartphone através do painel, como atender ligações, por exemplo. Mas, ainda assim, sempre o faça com extremo cuidado. Se esse não for o caso do seu modelo de carro, jamais deixe de prestar atenção na pista para pegar o celular.

6) Você, motorista, também é um pedestre Todos nós somos pedestres em algum momento. Quando estiver na condição de motorista, lembre-se sempre de respeitar a faixa e, se necessário, conceder passagem, para que a locomoção seja feita de maneira segura.

7) Esteja com a manutenção do veículo em dia É praticamente impossível saber exatamente quando o veículo apresentará algum problema. Entretanto, através das manutenções periódicas dá para prevenir problemas de funcionamento que podem aparecer "do nada" durante o trajeto. Realize sempre as manutenções na data correta e garanta o bom desempenho do veículo.

8) Segurança não é opcional O cinto de segurança e todos os outros itens indispensáveis para a prevenção de acidentes devem ser obrigatoriamente utilizados todas as vezes que o carro estiver sendo utilizado, seja a distância curta ou longa.

Nenhum aprendizado é mais eficaz do que o exemplo, portanto, tenha a certeza de que quando você age da maneira correta, outros estão sendo influenciados, sem dúvida alguma!

Conhece alguém que possa se interessar ?

Modelos

Mapa do Site

Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar sua experiência. cookie