Horário de atendimento vendas: segunda a sexta das 08:00 às 18:30 e Sábados das 08:00 às 12:00; Horário de atendimento pós-vendas: segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Noticias

POR QUE A POTÊNCIA DOS CARROS É MEDIDA COM CAVALOS?

A relação entre o homem e o cavalo é tão antiga quanto o desenvolvimento dos povos, a criação dos impérios e as grandes guerras.

Afinal, por que usamos cavalos para indicar a potência de carros? O animal, assim como outros equinos, estão presentes em diversos momentos da história. Juntos, estão desde a chegada ao oriente, passando pelas guerras medievais e exploração da América Latina.

O cavalo sempre foi o companheiro perfeito – seja para guerras ou demais ações que exigiam força. Portanto, a utilização cada vez mais frequente destes animais, fez com que eles se tornassem símbolos de força maior do que a do homem.

A origem da medida

Com o desenvolvimento industrial, surgiram os motores a vapor e o trabalho dos cavalos começou a ser substituído. Como naquela época não havia muitas medidas padronizadas, o criador escocês James Watt comparava sua máquina com o desempenho da força dos cavalos - o que deu origem à medida que, até hoje, é utilizada no universo automotivo.

Inicialmente, Watt tentou emplacar sua máquina alegando que o motor economizava 75% a mais do que os demais modelos. Porém, pedia como pagamento um terço do valor que seria economizado utilizando sua criação, mas essa tática não deu muito certo.

O escocês precisou criar uma nova unidade de medida para vender seu produto. Assim, surgiu o Horsepower, ou seja, o cavalo de potência. Ele apresentava quantos cavalos seriam necessários para conseguir a mesma potência que o motor.

O cálculo

Na época de James Watt, o sistema de medidas usado era o pé-libra. Isso levou à seguinte pergunta: quanto de energia é necessário para mover uma libra (453g) por 30 cm (um pé).

Analisando o desempenho de um cavalo, Watts percebeu que, no tempo de um minuto, um animal poderia transportar 330 libras (150kg) por 100 pés (30 metros). Com os cálculos, a conversão dos valores levou à referência de 1CV = 735,5 Watts.

As medidas de CV (Cavalo-Vapor) e HP (horse-power, ou cavalo de força, numa tradução livre) não são exatamente iguais, apesar de serem muito próximas. Na escala, 1 CV é igual a 735,5 watts; e 1 HP corresponde a 745,7 watts. Na escala, portanto, 1 CV corresponde a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 CV. Em resumo, um motor de 100 HP possui 100,6 CV.

Valor dos cavalos nos carros

Para entender o valor dos cavalos no carro, é necessário entender que, quanto maior o indicador, mais energia o motor é capaz de produzir para deslocar mais peso embarcado.

A potência do carro é medida por meio de um aparelho chamado dinamômetro. Os sensores instalados nesse equipamento medem quantas rotações por minuto o motor é capaz de produzir. Essa informação, ao ser computada, gera um indicador de torque – força de deslocamento – que o motor consegue suportar com determinada rotação.

A potência do carro, portanto, vai variar mediante as características mecânicas do motor: quantidade de câmaras de combustão, número de válvulas e pistões, entre outras.

Conhece alguém que possa se interessar ?

Mapa do Site