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COMO FUNCIONA O CONTROLE DE VELOCIDADE DE CRUZEIRO DO NIVUS

Sistema que controla distância em relação ao carro da frente é novidade em modelos compactos no Brasil

Uma das novidades do Volkswagen Nivus 2021, que está chegando ao Brasil neste mês, é o sistema ACC (Adaptive Cruise Control), que é basicamente uma evolução do Controlador de Velocidade.

O modelo é o primeiro da categoria de compactos no País a contar com essa tecnologia, que ajusta automaticamente a distância que o condutor deseja manter em relação ao veículo da frente.

As configurações deste sistema do Nivus podem ser ajustadas pelo próprio motorista, mantendo sua segurança com a velocidade controlada, além da distância para o veículo à frente. Caso sinta necessidade, o condutor poderá reassumir o controle total do veículo a qualquer momento.

Diretor Adjunto de Engenharia de Carroceria, Acabamento, Segurança Veicular e Pré-Desenvolvimento da Volkswagen, Antonio Carnielli Jr reitera que o motorista segue sendo fundamental para as tomadas de decisões perante ao veículo.

"É importante ressaltar que o ACC é um assistente de condução, portanto todas as decisões ao volante permanecem sob a responsabilidade do motorista”, afirma Carnielli.

Apesar dos ajustes que podem ser feitos, o ACC também conta com uma distância mínima necessária para garantir a segurança do condutor, auxiliando-o em casos de risco iminente.

Sistema ACC está ligado à tecnologia Front Assist

Os carros VW que possuem o ACC – Controlador de Velocidade de Cruzeiro, em tradução livre – também contam com a tecnologia Front Assist, que monitora a distância para o veículo da frente e freia em situações de risco iminente.

Essa tecnologia auxilia o condutor com um aviso sonoro e outro luminoso, além de uma leve freada automática. O carro segue freando até a parada total, como forma de segurança para o condutor e para os passageiros.

O ACC pode ser acionado no Nivus a partir dos 30 km/h, enquanto o Front Assist segue funcionando a todo momento, independentemente da velocidade.

Radar inteligente

A leitura sobre a presença de outros veículos na via é feita por um radar localizado atrás do novo logo da Volkswagen. O radar, inclusive, é semelhante àqueles utilizados em aeronaves e envia as informações detectadas a uma central eletrônica do sistema.

Desta maneira, o ACC toma a decisão de frear ou acelerar. Mas é importante ressaltar novamente que todos os detalhes podem ser ajustados previamente pelos motoristas e ainda é necessária 100% de atenção. O condutor pode retomar o controle total do veículo a qualquer momento.

Sistema é diferente em outros modelos

O ACC também equipará o novo Taos a partir do segundo trimestre de 2021 e contará com a função ‘Stop & Go’, que para o veículo totalmente caso o carro à frente também pare. Além disso, essa função também faz com que o carro acelere caso o da frente volte a acelerar.

O sistema, no entanto, funciona de maneira diferente no Nivus, freando automaticamente até os 20 km/h a partir momento que o carro da frente começar a reduzir a velocidade. Quando chegar a essa velocidade, o ACC emite um aviso para o condutor de que ele deve reassumir o controle completo do veículo.

Ultrapassagens pela direita dependerão do condutor

O ACC não realiza ultrapassagens pela direita automaticamente em rodovias, devido à preocupação com os riscos de acidentes e a intenção de reduzi-los.

Em casos em que o veículo estiver na faixa da esquerda – com o sistema ligado - e o carro à frente não estiver permitindo a ultrapassagem, o motorista precisará pisar no acelerador para desativar momentaneamente o ACC e realizar a manobra pela direita – mesmo que o condutor mude para a faixa da direita.

É importante lembrar que pisar no acelerador não desativa automaticamente o ACC, mas o sistema fica em ‘stand by’. Após realizar a manobra necessária, para manter o ACC ligado, o motorista precisa tirar completamente o pé do acelerador e o sistema voltará a funcionar normalmente.

Fonte: icarros

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