Horário de atendimento vendas: segunda a sexta das 08:00 às 18:30 e Sábados das 08:00 às 12:00; Horário de atendimento pós-vendas: segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00.

Noticias

A história do VW Brasília: o carro que conquistou o coração dos brasileiros

Em 1973, a indústria automobilística brasileira vivenciou um marco histórico, com o lançamento de diversos modelos de carros que hoje deixam saudade. Neste cenário, um veículo específico se destacou e ganhou a afeição do Brasil: o VW Brasília. Vamos mergulhar na rica história desse automóvel e entender como ele se tornou tão amado pelos brasileiros.

O Início da Jornada: Projeto e Nascimento do VW Brasília Desde 1970, a Volkswagen estava empenhada no desenvolvimento de um carro compacto. Sob a liderança do então presidente da Volkswagen do Brasil, Rudolph Leiding, o projeto para a criação do VW Brasília nasceu de um sonho. Leiding queria um veículo que combinasse o carisma do Fusca, com um toque de luxo, espaço interno aprimorado e design exclusivo.

Leiding instruiu a equipe de engenheiros a criar um sucessor digno para o Fusca, mantendo sua plataforma, mas com um ar mais sofisticado e espaçoso. O Brasília veio a ser a opção mais luxuosa, superando até mesmo o Fusca em termos de preço.

No entanto, é interessante notar que, apesar de todo o trabalho e dedicação investidos no projeto, Leiding nunca teve a chance de ver o Brasília circulando pelas ruas do Brasil, uma vez que foi promovido à presidência global da empresa antes do lançamento.

A Evolução do VW Brasília: Versão LS 1979 / 1980 Na transição entre as décadas de 70 e 80, o VW Brasília enfrentou uma dura competição com o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette na versão hatch. Ambos os concorrentes eram considerados mais eficientes e modernos, colocando o Brasília em uma posição desvantajosa. Diante desse cenário, a Volkswagen precisou responder à altura, e assim nasceu a versão Brasília LS.

Desenvolvida para competir com as versões premium da Fiat e da GM, o Fiat 147 GLS e o Chevrolet Chevette Super Luxo, o Brasília LS trouxe várias inovações. Entre as melhorias, a Volkswagen investiu em novos elementos filtrantes para os carburadores, a fim de reduzir o ruído do motor.

Uma novidade surpreendente foi o lançamento da opção de quatro portas, anteriormente produzida apenas para exportação. No entanto, essa versão apresentou um acabamento mais simples e foi muito procurada por frotistas e taxistas.

Apesar da intensa competição, o Brasília mostrou sua força e tornou-se o carro mais vendido no Brasil em 1979, com mais de 150 mil unidades vendidas naquele ano.

O Fim de uma Era: A despedida do VW Brasília Em março de 1982, a Volkswagen anunciou o fim da produção do clássico, que deixou sua marca até na música popular, "Brasília Amarela" do grupo Mamonas Assassinas. Durante sua trajetória, foram vendidas no Brasil 940 mil unidades, 100 mil no exterior e mais 80 mil apenas no México.

Com esses números impressionantes, podemos afirmar que o VW Brasília teve mais de um milhão de unidades fabricadas. Hoje, o VW Brasília continua a viver na memória e no coração dos brasileiros como um ícone do design automobilístico e da inovação tecnológica.

Imagem: Marcelo Spatafora - Revista Quatro Rodas JUN/23

Conhece alguém que possa se interessar ?

Mapa do Site